Amoreira (Alto de Pinheiros)

Mestre João do Rio – que virou filme pelas lentes da Mini Kerti e pelas impecáveis ‘cores’ da Kiti Duarte – ensina que “flanar é a distinção de perambular com inteligência. Nada como o inútil para ser artístico. Daí o desocupado flâneur ter sempre na mente dez mil coisas necessárias, imprescindíveis, que podem ficar eternamente adiadas”.

É mais ou menos isso que a gente faz na Amoreira, a curiosa, estilosa e despreocupada loja da rua Macunis: a gente flana.

 

Loja 2

 

Continue reading “Amoreira (Alto de Pinheiros)” »

A Queijaria (Vila Madalena)

Foi tudo culpa do seu Zé Mário. Ou quase tudo.

A história d’A Queijaria, fromagerie que vem encantando aos brasileiros de todos os cantos e também a franceses, estadunidenses, gregos, troianos e afins com sua ampla e vistosa vitrine em uma pequena casa de esquina na Vila Madalena, inaugurada em abril de 2013, começou anos antes, precisamente em 2008, com um paulistano ajudando um mineiro bom na arte de fazer queijo Canastra a cobrar pelo seu produto.

Queijo 04

 

Continue reading “A Queijaria (Vila Madalena)” »

Tio da Cerveja (Ipiranga)

Leandro Mani é um cara parecido com você, comigo, com todos nós. Ele cresceu, estudou, se formou em uma profissão normal, foi trabalhar e, como a maioria das pessoas, se encheu do que fazia. Só que, ao contrario dessa maioria, ele resolveu correr atrás e trabalhar com aquilo que gosta de verdade: cervejas!

 

Tio 01

 

Continue reading “Tio da Cerveja (Ipiranga)” »

Fulana Guaçú (Pinheiros)

Às vezes, dá um certo acanhamento em contar as coisas que acontecem na região onde se mora, mas não por serem coisas ruins. Pelo contrário, começa a ficar chato contar sobre tantos lugares legais e tantas histórias inusitadas que se descobre a cada volta pelas ruas, e dá vontade de mudar o nome do bairro de vez em quando, para evitar que pensem ser exibicionismo ou provocação.

 

00 Placa

  Continue reading “Fulana Guaçú (Pinheiros)” »

Loja do Bispo (Jardins)

Em semana de estréia da seção “Lojinha” e de eleição papal tomando conta de tudo, nada mais desafiador do que falar sobre a Loja do Bispo, provavelmente o mais desobediente e provocador comércio de São Paulo.

Bispo 01   Continue reading “Loja do Bispo (Jardins)” »

Casa Godinho (Centro)

O paulistano é um sujeito muito mal acostumado. Ele estuda nas melhores universidades, veste roupas das melhores grifes européias, anda de carro importado e, principalmente, come pratos elaborados pelos mais cultuados chefs de cozinha do país.

E quando o assunto se refere aos queijos, pastas, vinhos, cervejas e petiscos que abastecem sua geladeira e despensa, o nível de exigência passa dos limites. Para sobreviver nesse ramo de comércio é preciso ser bom, muito bom. Para ser referência no assunto durante mais de 120 anos é preciso mais que isso. É preciso ser excelente.
Godinho 1