Mercado Municipal de São Paulo

O Mercadão é o paraíso da gastronomia. Qualquer cozinheiro, comilão ou degustador amador que se preze fica completamente alucinado quando passeia entre os corredores do mais pitoresco e encantador entreposto do país. São ao todo 272 estandes, onde nos deparamos com uma inacreditável diversidade de frutas, verduras, legumes, vinhos, queijos, chocolates, carnes, peixes, frutos do mar, aves, embutidos, temperos e condimentos.

 

Mercadão geral 2

 

Continue reading “Mercado Municipal de São Paulo” »

Azul Marinho (Ubatuba)

A história do Azul Marinho está diretamente relacionada à história da formação da comunidade caiçara, sua cultura e costumes, no litoral brasileiro – região de terras férteis para plantio e via marítima para envio de mercadorias, dois pontos que a destacavam comercialmente durante o período de colonização.

Iniciada a partir do século XVI, a comunidade caiçara do estado de São Paulo é resultante da miscigenação de brancos de origem portuguesa e grupos tupinambás, indígenas das regiões litorâneas. Na costa norte, além de brancos e tupinambás, houve o aporte de negros libertos que procuravam manter-se distantes das vilas e de tudo o que os remetesse a uma vida de caráter urbano; dessa forma, as tradições quilombolas também integraram sua base cultural.

É nesse contexto que podemos começar a falar sobre essa típica iguaria praiana, elevada a patrimônio cultural de Ubatuba no ano de 2003, o Azul Marinho.

 

Azul 01

 

Continue reading “Azul Marinho (Ubatuba)” »