Fazenda Nata da Serra (Serra Negra)


Quando se fala em alimentos orgânicos, o comum é pensar em alimentos livres de agrotóxicos e talvez mais caros do que os industrializados ou daqueles produzidos de maneira convencional, sejam frutas, verduras, legumes ou laticínios.

Essa impressão, no entanto, não corresponde à realidade sobre a tecnologia de produção e oferta dessa linha de produtos: se trouxermos à baila as informações corretas tanto sobre o modelo convencional quanto sobre o ecológico (ou orgânico), entenderemos os conceitos que justificam os custos e que, portanto, nos auxiliam a decidir por um ou por outro nos momentos de compra.

 

Nata - aére

 

Pecuária: convencional ou orgânica?

Procurando formas de sanar as doenças que comumente afligiam seus rebanhos, e que, entre outros prejuízos, também resultavam em menor retorno financeiro, o engenheiro agrônomo Ricardo Schiavinato optou por deixar a produção convencional e aplicar a forma orgânica de pecuária em sua Fazenda Nata da Serra, na cidade paulista de Serra Negra.

Schiavinato percebeu que adotando medidas simples e sem a interferência de produtos químicos, conseguiria garantir que o rebanho leiteiro estivesse sempre saudável, altamente produtivo, podendo assim abastecer o mercado com leite e derivados de alto índice de pureza, ecologicamente manufaturados.

 

Nata - dono

 

Solo + animais bem tratados = laticínios mais saudáveis

Adotando pastagens livres de agrotóxicos e adubos químicos, o agrônomo aplica o método do pasto rotacionado: a cada dia os animais se alimentam em um lugar diferente, sendo essa uma forma de interromper o ciclo de vida de algumas pragas que os acometem – um modo descomplicado com o qual conseguiu abandonar os diversos tipos de defensivos tóxico-químicos capazes de combatê-las.

A metodologia utilizada na Fazenda permite a manutenção da fertilidade e qualidade do solo, pontos indispensáveis à saúde dos animais e à qualidade e pureza dos alimentos orgânicos produzidos: leite, manteiga, iogurtes e queijos, este último preparado com coalho de origem vegetal, obtido das plantas, o que o torna mais saboroso, dá suavidade ao aroma e reduz o amargor.

 

Nata - queijos

 

Os cuidados com o rebanho reforçam a preocupação também com a qualidade de vida dele: além da alimentação natural, sem adição de hormônios, agrotóxicos ou qualquer espécie de aditivos químicos, as vacas são criadas sem confinamento, portanto, sem serem submetidas a stress; para a retirada do leite, leva-se em consideração o lado afetivo dos animais: o bezerro é mantido aos pés de sua mamãe, o que torna o processo tranquilo para ambos. Por fim, quando necessários, os tratamentos de saúde são feitos exclusivamente à base de homeopatia, e sempre de forma preventiva.

 

Nata - vacas 1

 

Saber consumir para viver melhor

Os exemplos listados acima fazem parte do manejo orgânico das atividades pecuárias, processo inversamente proporcional ao manejo convencional cujas características básicas todos conhecemos: intenso uso de inseticidas, antibióticos, vermífugos e outras químicas para o combate aos problemas de saúde do gado, desequilíbrio ambiental provocado pelas monoculturas, degradação e infertilidade do solo, para citar algumas.

Como se pode perceber, a produção orgânica abarca conceitos mais amplos e que dizem respeito às questões ambientais e sociais, além da adoção de uma postura diferente em relação à própria vida, tanto sob ponto de vista do produtor quanto do consumidor.

 

Nata - crianças

 

E você? Continua achando que os produtos orgânicos são mais caros do que deveriam ser? Que tal programar uma visita guiada à Fazenda Nata da Serra? Para isso, basta entrar em contato e agendar o passeio através dos telefones e e-mail que o Lugarzinho lista ao final dessa matéria.

Além de conhecer a diversidade de fauna e flora que lá tem sido cultivada desde a aquisição da propriedade por Schiavinato e sua família, você verá de perto o trabalho realizado para gerar a consciência sobre a importância do consumo de alimentos orgânicos e da preservação do ecossistema – turismo rural para você que procura por alimentos saudáveis, ambientalmente fertilizados e que, enquanto consumidor, sabe o que deseja para o seu futuro.

 

Nata - visitas

  

Fazenda Nata da Serra – Bairro da Serra de Baixo, Serra Negra. Tel (19) 3892-2643 / 99773-7503 .E-mail: natadaserra@natadaserra.com.br

Be Sociable, Share!

Nenhum comentário em “Fazenda Nata da Serra (Serra Negra)”

Nome: (Obrigatório)

Email: (Obrigatório)

Website:

Comentário: