Café Alquimia (Vila Clementino)


Sônia Presta é uma alquimista. Não, não do tipo que transforma metais em ouro, mas do tipo que consegue tornar mais leve a vida de todos ao seu redor.

E seu Café Alquimia é um bom exemplo disso.

 

cafe-5-sonia-2

 

 

Para quem ainda não a conhece, Sônia é talentosa apresentadora e cantora (suas apresentações como soprano no Coral Bonini e os pocket shows ao lado do Guilherme Mistretta são imperdíveis), mas também é farmacêutica especializada em alimentos, tendo atuado muitos anos no setor.

E esse é o lado que fala mais forte na mágica mistura de aromas, sons, cores e sabores que exalam da pequena portinha na Vila Clementino.

 

cafe-8-pocket-1

 

Inaugurado em 2015, o Café Alquimia é pequeno, bem pequeno, um lugarzinho mesmo. E não tem nenhuma intenção de ser maior do que é, pois isso reduziria a proximidade e a intimidade com as pessoas, que vêm se se tornando mais amigas do que clientes.

Tudo ali é cuidadosamente calculado, das combinações e cores que trazem energia aos produtos oferecidos, feitos do jeito mais caseiro possível, com receitas de mães, avós e amigos, com muito carinho e sem nenhuma frescura.

 

cafe-9-fachada

 

Você assistiu “Chocolate”, nas cenas em que o produto oferecido pelo personagem de Juliette Binoche desperta emoções adormecidas nas pessoas? Ou então “Ratatouille”, quando o prato mais simples desperta no crítico mais durão as mais saborosas lembranças da infância? Esse é o plano.

 

cafe-2-cafe-com-bolo

 

Tudo começa muito cedo, às 7 da manhã, com pães fresquinhos saindo do forno, sejam eles com queijo branco, com tomate, de massa branca ou integral. E, claro, com um café selecionado, saboroso, que atrai pelo cheiro e conquista pelo sabor.

Quase ninguém resiste aos bolos caseiros, de cenoura com brigadeiro, banana caramelada, maçã com canela ou laranja vegano – todos sem lactose –, nem às saltenhas integrais ou vegetarianas e tampouco às trufas da Cris, ajudante e fiel escudeira por trás do balcão.

 

cafe-6-bolo-2

 

E há também quem vá em busca de uma refeição mais generosa, com pratos como a batata assada na cumbuca, os escondidinhos ou o espaguete à bolonhesa.

Mas, nesse quesito, é impossível escapar do (a cada dia mais famoso e disputado pelos moradores dos arredores) nhoque de batata da napolitana Antonia Romanelli Presta, mãe de Sônia, que não dá a receita para ninguém e não aceita ajuda nem da própria filha em sua produção.

 

cafe-3-bolo-1

 

Na atribulada correria de São Paulo, onde as pessoas mal se conhecem, pouco se falam e mal têm tempo para as pequenas pausas, é bom poder contar com um cantinho assim.

Não dá para dizer ao  certo o quanto se deve às misturas farmacêuticas dos quitutes e o quanto aos sorrisos de Sônia Presta, mas uma certeza podemos te oferecer: seu dia sempre será mais feliz após uma passadinha por ali para um cafezinho, um nhoque, um bate-papo, quem sabe um bolo…

 

Café Alquimia – Rua Napoleão de Barros, 1324 . Tel (11) 3807-2926. De Segunda a Sexta-feira das 7h às 19h, Sábados das 9h às 17h e Domingos das 9h às 13h.

1 Comentário em “Café Alquimia (Vila Clementino)”

  1. Monica Camargo Neves disse:

    ALOooooooo!!!!!Sim,me lembrei agorinha da Sonia e do seu cafe,e como nao estou mais em Sao Paulo,a saudade bate forte!!!!Grande garota,a Sonia!Facil de conversas,magica na conducao do cafe!Nao se pode perder!!!!

Utilize o formulário abaixo para deixar uma resposta

Nome: (Obrigatório)

Email: (Obrigatório)

Website:

Comentário: